A ação politicamente correta através da tolerância repressiva

Marcuse [Herbert] criou o conceito de “tolerância repressiva” – tudo o que viesse da Direita tinha que ser intolerado e reprimido pela violência, e tudo o que viesse da Esquerda tinha que ser tolerado e apoiado pelo Estado. Marcuse é o pai do Politicamente Correcto moderno.

Orlando Braga, em Perspectivas: “O que é o politicamente correcto?

A materialização do conceito de Marcuse [Herbert] pode ser facilmente identificada, por exemplo, através do relato do post “Free Speech Applies to Pro Lifers To0“, em FirstThings.com, 02 VIII 2011. O texto nos informa que o sistema legal na cidade de Oakland, em California/USA, tem se colocado, apesar de negar, favorável à ação dos chamados Pro-Choicers (favoráveis ao aborto como “direito), enquanto que os Pro-Lifers (contrários ao aborto como “direito”) encontram restrições em relação às suas ações.

As idéias, geram conceitos, estes que saem das cabeças de seus autores, e vão se espalhando pela sociedade. Interessante observar na prática como isso é processado: desde o intelectual até chegar a ação do poder público. No meio do caminho está todo um lento processo de divulgação, de convencimento, tudo no sentido da hegemonia, do aparelhamento do sistema estatal para operar a em favor de uma ideologia.

Anúncios
Esse post foi publicado em atualidade, marxismo cultural e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s